Tipos de Identidades de Gênero e Orientação Sexual – Désir

Motoboy Grátis RJ - acima de R$250:Zona Sul, Grande Tijuca, Grande Méier, Barra da Tijuca, Recreio, Jacarepagua

Tipos de Identidade Sexual e orientação sexual

Tipos de Identidade Sexual e orientação sexual

Blog

Tipos de Identidade Sexual e orientação sexual

Tempo de leitura: 8 minutos

 

Entenda os tipos de identidade de gênero e orientação sexual com nosso glossário completo sobre o tema, para esclarecer definitivamente suas dúvidas. 

 

A identidade de gênero é a forma como cada indivíduo se identifica como pessoa. Existem diferentes identidades de gênero que as pessoas devem conhecer.

Não só para evitar preconceito, como também para que possam se identificar e autoconhecer. Afinal, autoconhecimento é extremamente libertador.

Para contribuir, elencamos um verdadeiro glossário que irá esclarecer muitas dúvidas sobre gênero, direitos e termos relacionados à sexualidade que muitas vezes causam dificuldade de entendimento. Nós vamos apresentar a seguir informações detalhadas para te ajudar!

Um pouco mais sobre identidade de gênero

A identidade de gênero não é algo relacionado à anatomia sexual, na realidade, é a percepção da pessoa sobre si mesma.

As roupas, seu modo de expressão, a aparência que opta por ter são fatores relacionados ao gênero. Assim como, seu comportamento e uma série de outros fatores psicossociais estão atrelados ao gênero com o qual a pessoa se identifica.

Dito isso, vamos esclarecer algumas dúvidas sobre orientação sexual, gênero, preferências sexuais e termos relacionados a este universo.

O que é pansexual?

O pansexual é na verdade uma orientação sexual, que desencadeia a atração por pessoas em geral. Não havendo apego ao sexo biológico da pessoa pela qual sente interesse.

Portanto, uma pessoa que se relaciona com homens e mulheres sem se importar com o sexo do outro, sentindo atração pelo que o outro é, pode se denominar como pansexual.

O que é bissexual?

O bissexual também é orientação sexual na qual a pessoa sente atração por homens e mulheres. Podendo se relacionar afetivamente com ambos.

Conheça: Vibrador Clitoriano

O que é demisexual?

Demissexual é aquela pessoa que só sente atração sexual por alguém com quem já tem relação emocional ou intelectual.

Sem esse contato prévio e ligação emocional/intelectual entre as pessoas, a atração não existirá para o demissexual.

O que é assexual?

No caso da orientação assexual, a pessoa não sente atração por homens ou mulheres. Entretanto, a falta de desejo físico não impede a manutenção de relacionamentos amorosos.

O que é sapiosexual?

O sapiosexual é aquela pessoa que sente interesse sexual por pessoas que demonstram sabedoria. Essa é uma preferência que pode ser adotada por todos os gêneros, sejam hetero, homo, trans ou bissexuais. 

O que é polisexual?

Polissexual é aquele que sente atração por dois ou mais gêneros, mas não necessariamente se atrai por todos os gêneros.

A definição é diferente de poligamia e de poliamor. Não é necessário estar em relacionamento não monogâmico para ser polisexual. A forma de se relacionar define se é poliamor ou poligamia. Enquanto a atração define a polissexualidade.

O que é skoliosexual?

Trata-se de uma orientação sexual que predomina o interesse pelos gêneros não binários. Ou seja, a atração nesse caso não depende necessariamente da aparência física.

O skoliosexual se interessa por pessoas não binárias em geral, podendo manter relacionamento amoroso ou meramente sexual.

O que é travesti?

Travesti é uma pessoa que além de não se identificar com seu sexo de nascimento, se veste e se comporta de acordo com o sexo oposto. Por exemplo, um homem biológico que se veste e se comporta como mulher.

O que é transexual?

A transexualidade é quando a pessoa não se identifica com o sexo biológico referente ao qual nasceu. Uma pessoa que nasce com o sexo masculino e sente desconforto com o corpo masculino, por exemplo e se sente como uma mulher é transsexual.  

O que é trisexual?

O trisexual é uma terminologia utilizada para denominar omnisexualidade, polisexualidade ou pansexualidade. Todas as terminologias significam que a pessoa em questão tem interesse sexual por outras, sem necessariamente analisar sexo ou gênero do outro.

Produto 1: Conheça um sugador com vibrador para pessoas com clitóris e vagina

O que é trisal?

O trisal é uma das formas de expressar o poliamor. Que consiste em ter um relacionamento amoroso ou sexual com mais de uma pessoa simultaneamente, sem esconder tal fato.

Ou seja, as três pessoas envolvidas no trisal estão cientes e consentem o amor ou relação não monogâmica.

No trisal podem existir diferentes configurações, as regras são ditadas somente pelos envolvidos

Produto 2: O vibrador para casal ou vibrador em U é um produto indicado para casais com pênis e vagina.

O que é gray-sexual?

Também conhecido como gray-assexual, o termo identifica as pessoas que estão entre a assexualidade e a sexualidade. Ou seja, são pessoas que podem se encaixar tranquilamente em qualquer definição de opção sexual, podendo se sentir hétero, gay ou assexuada.

O termo ganhou força na internet por causa do curta-metragem “I'm Graysexual” do produtor Christopher Stoudt.

O que é heterossexual?

O heterossexual é aquele que sente atração somente pelas pessoas de gênero oposto ao seu. Um homem que só se atrai por mulheres é heterossexual, assim como o oposto também é verdadeiro.

O que é homossexual?

É considerado homossexual aquele que sente atração por pessoas de outro gênero. Homens que se atraem somente por homens são homossexuais, assim como mulheres que só se atraem por mulheres são homossexuais.

Produto 3: O vibrador prostático Brave serve para todos os tipos de gêneros de pessoas  que queiram brincar e sentir prazer pelo ânus. Homossexuais ou heterossexuais.

O que é monossexuado?

Monossexuado é aquela pessoa que tem interesse sexual exclusivamente por um sexo ou gênero, seja hétero ou homossexual. O termo é pouco utilizado, geralmente as pessoas optam por adotar a nomenclatura unissexual para substituir o termo monossexuado.

O que é crossdresser?

O crossdresser é a prática de utilizar roupas que habitualmente são usadas pelo sexo oposto. Entretanto, uma pessoa pode ser crossdresser por estilo pessoal, ao mesmo tempo em que tem atração sexual hetero, por exemplo.

É importante perceber que existe diferença entre o hábito de se vestir com roupas que proporcionam conforto ou o estilo visual desejado e sua atração sexual.

Uma pessoa pode ser crossdresser sem ser transsexual ou travesti. Tendo em vista que o crossdresser está mais ligado ao estilo pessoal que a sexualidade em si.

O que é T-Lover?

O t-lover é um homem que admira travestis e transexuais e que sente atração sexual e se envolve romanticamente.

Produto 4: Vibrador anal duplo com controle para todas as pessoas.

O que é agênero?

Agênero é aquela pessoa que denota ausência de gênero ou se classifica com gênero neutro. Trata-se de alguém que não se identifica com um gênero específico. Portanto, não adota comportamentos exclusivamente daquele gênero em questão, seja masculino ou feminino.

O que é Transgênero?

Uma mulher transgênero ou trans, por exemplo, é uma pessoa que nasceu com o corpo e sexo biológico de homem, mas se identifica como mulher.

O contrário também existe, quando o homem transgênero é uma pessoa que nasceu biologicamente com o corpo de mulher e se identifica como homem.

O que é Cisgênero?

O cisgênero é aquela pessoa que se identifica com seu sexo de nascimento. Uma mulher que se identifica com o gênero feminino é uma mulher cisgênero, por exemplo. Ou também conhecida como mulher cis.

O que é o gênero queer?

Na realidade, queer é um termo da língua inglesa utilizado para caracterizar as minorias sexuais ou minorias de gênero.

No passado, o termo queer era usado de forma pejorativa. Entretanto, a partir do final dos anos 80 ativistas passaram a usar o termo queer de forma provocativa.

Já nos últimos anos, o termo queer vem sendo usado em geral como oposição à normatividade.

Quem se identifica como um gênero fluído, também costuma se autodenominar queer. Sendo um termo cada vez mais comum no dia a dia. E finalmente, sem o peso do preconceito e sentido pejorativo propositalmente dado para a comunidade LGBTQIA+.

O que é homem cis?

O termo “cis” é uma abreviação de cisgênero que é utilizado para facilitar a linguagem. Podendo haver homem cis ou mulher cis.

Um homem que se identifica com o gênero masculino é cisgênero, por exemplo. Devido ao fato de se identificar com o gênero que é compatível com seu sexo biológico.

O que é gênero fluído?

O gênero fluído é aquela pessoa que não se identifica com um único papel. Por isso, assume uma identidade sexual fluida e que a faz feliz.

O que é não binário?

A pessoa não binária é aquela que não se identifica completamente com o gênero que é compatível com seu sexo biológico, assim como, não se identifica como o gênero oposto.

É possível que uma pessoa não binária não se veja assumindo completamente o papel feminino ou masculino. Assim como, é uma pessoa que pode mesclar características de ambos.

Fazendo com que essa pessoa prefira se classificar como não binária, por não ter identificação plena com os gêneros socialmente instituídos. 

Leia mais: Como apimentar a Relação com elegância e sensualidade?

Cirurgia de redesignação de gênero

A redesignação sexual é uma cirurgia feita com o objetivo de alterar as características dos órgãos genitais.

Dessa forma, a pessoa poderá ter o corpo adequado ao que considera correto para si. Antes de se submeter ao procedimento cirúrgico, é indicado que o paciente tenha acompanhamento médico e psicológico.

Bem como, passe por tratamento hormonal para que o corpo se adapte ao novo gênero com o qual a pessoa se identifica.

Aspectos que são fundamentais para a construção da própria da sensação de ter finalmente alcançado o corpo no qual se sente adequado.

É possível mudar o gênero na carteira de identidade?

Atualmente é possível mudar o seu nome e gênero na carteira de identidade e todos os demais documentos de identificação.

A alteração é possível e garantida em Lei. Toda vez que uma pessoa se sente exposta ao ridículo, ela tem direito a trocar seu nome no registro, conforme a legislação.

Atualmente no Brasil, a mudança de gênero e nome na documentação requer solicitação judicial. É importante apresentar laudos psicológicos, endocrinológicos e psiquiátricos que comprovem a necessidade de mudança.

A partir da autorização judicial, todos os documentos podem ser atualizados com novo nome e gênero.

Em decisão mais recente, o STF reconheceu que os transgêneros podem alterar o registro civil sem precisar passar por cirurgia de mudança de sexo.

Quais os direitos das pessoas LGBTQIA+ no Brasil?

Com o avanço social, as pessoas LGBTQIA+ no Brasil estão conquistando direitos importantíssimos. E é fundamental que todos da comunidade LGBTQIA+ saibam quais são seus direitos para que possam usufruir, como:

  1. Autorização para realizar união e casamento civil;
  2. Casal homoafetivo tem direito ao reconhecimento como entidade familiar para adoção de crianças e adolescentes;
  3. É vedado que ocorra recusa de atendimento por preconceito em todos os estabelecimentos do país;
  4. As pessoas que não se identificam com suas características sexuais possuem direito a redesignação sexual oferecida na rede de saúde pública;
  5. Alteração do nome no registro civil.

Os 5 direitos citados são de extrema importância para que o preconceito seja erradicado e as pessoas da comunidade LGBTQIA+ no Brasil possam viver como realmente se identificam.

Homofobia é crime?

Sim! No ano de 2019 o Supremo Tribunal Federal decidiu que as declarações homofóbicas poderão ser enquadradas como crime de racismo.

A decisão prevê que, praticar, induzir ou incitar a discriminação por causa da orientação sexual poderá causar pena de 1 a 3 anos e multa.

Nos casos de divulgação de ato homofóbico a pena sobe de 2 a 5 anos e também incide multa. Muito embora a Lei aplicada na questão seja a de racismo, (Lei 7.716/89), a decisão do STF criminaliza a homofobia.

Passo importante para que seja possível julgar ações homofóbicas e penalizar aqueles que atuam com preconceito.

Quais são os direitos às pessoas LGBTQIA+?

A comunidade LGBTQIA+ tem direitos distintos de acordo com o país no qual nascem. No Brasil os últimos anos foram de progresso na legislação.

Entretanto, além dos 5 direitos que já citamos como conquistados ainda existem outras demandas que estão sendo pleiteadas com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e levar dignidade para as minorias.

Ao perceber uma situação de preconceito, não se cale! O Brasil evoluiu em relação às denúncias e com a internet cada vez mais a comunidade vem ganhando força. Possibilitando que situações de injustiça e preconceito sejam debatidas e denunciadas em todos os âmbitos cabíveis.

Conhecer todos os seus direitos e lutar por eles é seu papel como cidadão brasileiro. Seja qual for a sua identidade de gênero, ter respeito na sociedade sempre será seu direito.  

 

Conheça a Désir Atelier

A Désir Atelier quer ajudar você a conquistar todos os prazeres que seu corpo pode oferecer quando bem explorado. 

Uma marca criada por duas mulheres que vai levar até você conhecimento sexual e emocional.

Na Désir você vai encontrar lingeries, vibradores de vários tipos, géis, kits individuais e para casais.

Um relacionamento precisa ser nutrido com amor e prazer.

 

Acesse nosso site: www.desiratelier.com.br

Siga-nos nas redes sociais

Ligue ou envie uma mensagem: (21) 97593-8227

E-mail: oi@desiratelier.com.br 

 

Deixe um comentário