Pode fazer sexo na gravidez? | Désir Atelier

Motoboy Grátis RJ - acima de R$200: Zona Sul, Grande Tijuca, Grande Méier, Barra da Tijuca, Recreio, Jacarepagua

Pode fazer sexo na gravidez?

Pode fazer sexo na gravidez?

Blog

Pode fazer sexo na gravidez?

Pode fazer sexo na gravidez?

 

Uma dúvida muito frequente, principalmente em pais de primeira viagem, é se pode fazer sexo na gravidez. Essa curiosidade pode despertar certo receio no casal em relação ao ato sexual durante o período gestacional.

Então, é um assunto muito importante a ser tratado para garantir a qualidade de vida do casal e do bebê. Para acabar com os mitos e confirmar as verdades, os conhecimentos da ginecologista e obstetra Karen Rocha serão muito valiosos.

A curiosidade, muito comum e bastante lógica desde a perspectiva externa, foi a primeira pergunta feita para a doutora. “Todas as mulheres podem fazer sexo na gravidez, quem não pode é quem tem algum problema”.

Contudo, os problemas citados se referem a mulheres com gestações particulares, ou seja, alguma condição específica no útero ou o colo muito curto, são alguns exemplos.

Do mesmo modo, também não é aconselhado a mulheres com a placenta muito baixa já que pode causar seu descolamento, assim como também pode estimular o trabalho de parto em um momento não adequado da gestação.

Benefícios do sexo durante a gestação

Como já foi visto, o sexo durante a fase gestacional não é prejudicial. Pelo contrário, diferentemente do que muitas pessoas pensam, é até recomendado pelos médicos. Nesse sentido, confira alguns dos benefícios do sexo durante esse período:

 

●     Colabora com a intimidade do casal;

●     Diminui as dores corporais;

●     Melhora a qualidade do sono;

●     Aumenta a autoestima;

●     Queima calorias;

●     Libera oxigênio e endorfinas para o bebê.

O sexo durante a gravidez pode machucar o bebê?

Outra dúvida em relação ao sexo durante a gravidez é o mito da possibilidade de machucar o bebê. Mas isso não acontece já que o feto cresce de forma perpendicular em relação à vagina e o pênis tem uma outra direção durante a penetração.

Ou seja, é uma questão que pode ser deixada de lado já que não há argumentos que a validem. Ao contrário do que muitos acham, a atividade sexual é até favorável ao bebê, pois, ajuda a aumentar o oxigênio recebido pelo embrião.

 

É normal sentir algum tipo de dor durante a relação?

Mesmo passando por um momento de grandes mudanças físicas, não é normal sentir dor durante a relação sexual. A Karen alega que, caso haja um desconforto, pode estar relacionado com a posição adotada durante a atividade.

Tratando-se de dor, o mais prudente é consultar o seu obstetra porque pode ser algum tipo de infecção urinária ou vaginal, muito comuns durante a gravidez. Seja como for, aparecerem dúvidas em caso de dores ou sintomas incomuns é normal.

Uma dica é evitar posições desconfortáveis ou que possam gerar pressão na barriga, optando por outras que facilitarão o momento. Assim, a posição de concha e de quatro costumam ser ótimas variantes a ser adotadas durante o sexo na gravidez.

Como fica o tesão durante e após a gravidez?

Em primeiro lugar, não existe uma regra geral, então cada caso é único e particular. Entretanto, é comum ouvir relatos em que as mulheres perdem a tesão durante o período gestacional. Enjoos, noites mal dormidas e o desconforto que muitas vezes a gravidez proporciona, são algumas das razões.

Em contrapartida, durante essa fase existem algumas mulheres que se sentem plenas e fogosas. Já durante o pós-parto, a queda brusca de um hormônio chamado progesterona, faz que a libido da mulher se veja comprometida.

No caso dos homens, alguns sentem certo receio em machucar a mulher e o bebê de alguma forma, e isso acaba influenciando no desejo sexual. Por ser um momento passageiro, a disparidade e desencontro em relação ao sexo durante essa fase deve ser tomada com muita calma e naturalidade.

 

 

Qual a diferença entre baby blues e depressão pós-parto?

 

Após ser retirada a placenta, ocorre uma brusca queda de hormônios que causam o que é conhecido em inglês como baby blues. Assim, durante os primeiros 15 dias pós-parto, a mulher experimenta uma sensibilidade incomum, caracterizada por uma leve tristeza.

Nesse sentido, muitas mães ficam mais choronas ou irritadas, sem motivo aparente. Mas esse sentimento não perdura nem atrapalha o trato com o bebê. Por outro lado, a popular depressão pós-parto chega a um nível mais alto e grave. Nesses casos, os sentimentos se estendem após os 15 dias e comprometem o convívio e vínculo entre mãe e filho. Se isso acontece, procurar ajuda profissional é fundamental para superar o momento da forma mais rápida e leve possível. Portanto, a diferença entre uma e outra está na duração e intensidade dos sintomas apresentados, sendo uma mais leve e passageira (baby blues) e outra mais longa e séria (a depressão).

Quanto tempo esperar para fazer sexo após o parto?

Os tempos para retomar a vida sexual podem variar de acordo com o tipo de parto e a recuperação que cada mulher apresenta. Entretanto, a partir dos 30 dias após o parto normal, já se pode considerar um bom momento para recuperar a atividade sexual.

Já para os casos de cirurgias cesarianas, o cenário é um pouco diferente. Se a recuperação for boa, a partir dos 90 dias já é recomendada a volta às atividades íntimas. Ainda assim, em casos de dúvidas ou desconfortos, sempre vale a pena consultar o ginecologista para uma avaliação prévia.

Enfim, pode fazer sexo na gravidez com tranquilidade a menos que haja alguma restrição médica. Não faz nenhum mal para o bebê, muito pelo contrário, é favorável para o desenvolvimento. Portanto, a informação serve como preparação para cuidar de um dos momentos mais felizes e desafiadores da vida dos seres humanos.

 

Artigo revisado pela Dra. Karen Rocha, médica ginecologista e obstetra, CRM: 106923 SP, formada pela Universidade Federal de Uberlândia. Karen é apaixonada por questões como: sexo na gravidez, sexo na adolescência e pobreza menstrual (dignidade menstrual).

 

Procurando apimentar a relação?

Quer conhecer uma posição nova? O que é Folhinha Verde

Adote um vibrador clitoriano para chamar de seu!

Aprenda como usar a calcinha tailandesa?

 

Conheça a Désir Atelier

A Désir Atelier quer ajudar você a conquistar todos os prazeres que seu corpo pode oferecer quando bem explorado. 

Uma marca criada por duas mulheres que vai levar até você conhecimento sexual e emocional.

Na Désir você vai encontrar lingeries, vibradores de vários tipos, géis, kits individuais e para casais.

Um relacionamento precisa ser nutrido com amor e prazer.

Clique aqui e saiba mais sobre a Désir Atelier.

 

Entre em contato

Acesse nosso site: www.desiratelier.com.br

Ligue ou envie uma mensagem: (21) 97593-8227

E-mail: oi@desiratelier.com.br 

Deixe um comentário